A importância do seguro de vida para o colaborador e para a empresa

Compartilhe

Oferecer um seguro de vida empresarial é ter um benefício que transmite o cuidado da empresa com a segurança, o bem-estar e proteção de seus colaboradores, bem como de seus familiares. Ou seja, por meio do benefício, constroem relações mais fortes e de confiança; e o profissional fica mais motivado para desenvolver as suas atividades.

Segundo dados relativos ao ano de 2021 da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), cerca de 17% da população brasileira com mais de 18 anos tem alguma cobertura de seguro de vida.

Deste total, de acordo com a Susep, 57,7% das pessoas possuem planos coletivos, ou seja, aqueles ofertados por empresas aos seus colaboradores.

Qual a importância do seguro de vida?

O principal objetivo do seguro de vida é promover tranquilidade financeira à família do segurado diante de uma situação difícil, como perda familiar ou invalidez. Desta maneira, auxilia os dependentes durante o período da ausência, até que consigam retomar suas vidas.

Disponibilizar o seguro de vida para os funcionários da sua empresa traz inúmeros outros benefícios ao colaborador e ao negócio, como mais tranquilidade para os trabalhadores e seus familiares.

A oferta do benefício também impacta diretamente na organização, que poderá contar com funcionários mais motivados e alinhados com os objetivos da empresa.

Principais vantagens para o colaborador e para a empresa

Não apenas o colaborador é beneficiado, como também a empresa. Entre as principais vantagens, podemos citar:

·         Mais segurança financeira e tranquilidade para os colaboradores;

·         Reduz a rotatividade de funcionários;

·         Reduz custos com processos de demissões e contratações;

·         Implica em vantagens fiscais para o pagamento de imposto de renda;

·         Traz diferenciação por ser um benefício de valor social;

·         Antecipa e previne problemas;

·         Pode ser considerado um fator motivacional.

Tipos de coberturas

Além do seguro de vida em caso de falecimento, o benefício inclui coberturas que podem ser usufruídas em vida pelo segurado, como:

·         Assistência emergencial – em casos de viagens;

·         Despesas médico-odontológicas – podem ser utilizadas em caso de acidente com o segurado;

·         Adiantamento do prêmio em vida – em casos de doenças crônicas ou terminais, o colaborador poderá antecipar o valor da indenização ainda em vida;

·         Incapacidade temporária por acidente – o colaborador poderá receber uma renda diária caso sofra um acidente que venha a afastá-lo do trabalho;

·         Assistência funeral –  em um eventual falecimento, os familiares não precisariam se preocupar com as providências burocráticas e custo de funeral.

Uma pesquisa da consultoria MercerMarsh Benefícios, com 737 empresas do país, mostrou que 92% das companhias entrevistadas ofereciam em 2021, seguro de vida aos seus colaboradores, benefício que só ficava atrás dos planos de saúde (98%).

Segundo ainda o estudo, o seguro de vida ganhou maior relevância com aumento dos sinistros individuais e coletivos diante da pandemia. Inclusive, as principais seguradoras do mercado passaram a considerar a Covid-19 nos contratos.

Diante da importância do tema, para não fazer uma contratação equivocada, as seguradoras precisam conhecer as principais necessidades dos colaboradores e entender quais são os riscos a que eles estão expostos, bem como custos e necessidades do negócio.

Por isso, é fundamental contar com uma empresa especializada como a BP Benefícios, que oferece soluções completas em gestão de benefícios, incluindo seguro de vida para colaboradores, garantindo amparo assistencial, proteção econômica e engajamento aos seus colaboradores.

Se precisar de ajuda, conte com nosso time de especialistas para uma consultoria. Ligue (41) 3514-5848 ou envie um e-mail para contato@bpbeneficios.com.br

Mais posts