Janeiro branco: a importância e o papel do RH na promoção da saúde mental nas empresas

Compartilhe

Entre os papéis do RH dentro das organizações, sem dúvidas, a promoção da saúde mental dos colaboradores é uma das mais importantes.

E é por meio do clima organizacional e de um ambiente de trabalho mais saudável que se conquista não apenas colaboradores mais satisfeitos e engajados, como mais resultados para toda a empresa.

Para compreender a importância e o papel do RH na promoção da saúde mental nas empresas, a BP Benefícios trouxe algumas dicas, confira!

A Campanha Janeiro Branco

Estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade que custam à economia global quase um trilhão de dólares.

O Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS, publicado em junho de 2022, mostrou que um bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental em 2019, e 15 % dos adultos em idade ativa sofreram ao menos um transtorno mental. 

O trabalho amplifica questões sociais mais amplas que afetam negativamente a saúde mental, incluindo discriminação e desigualdade. O bullying e a violência psicológica (também conhecidos como “mobbing”) são as principais queixas de assédio no local de trabalho, com impacto negativo na saúde mental

No entanto, discutir ou divulgar a saúde mental continua sendo um tabu nos meios de trabalho em todo o mundo.

As diretrizes globais da OMS sobre saúde mental no trabalho recomendam ações para enfrentar os riscos para a saúde mental, como cargas de trabalho pesadas, comportamentos negativos e outros fatores que criam angústia no trabalho.

Por esta razão, o papel do RH, além da conscientização sobre a tema, especialmente durante a Campanha do Janeiro Branco, também é ajudar a diminuir essa porcentagem na empresa, uma vez que um funcionário que não esteja se sentindo bem mentalmente afeta não só o seu trabalho, mas pode prejudicar toda uma equipe, afetando negativamente o ambiente de trabalho.

Crie um plano de carreira na empresa

A falta de perspectiva de crescimento dentro das empresas pode afetar o rendimento e a satisfação do colaborador. Desta maneira, a criação de um plano de carreira é uma escolha interessante de melhorar a saúde mental nas empresas.

Outro fator positivo, é que ter um plano de carreira também pode trazer outros benefícios, como diminuição da rotatividade de funcionários e a retenção dos melhores talentos na empresa.

Mapeamento de processos e talentos

Outra estratégia que auxilia no papel do RH na promoção da saúde mental nas empresas é o mapeamento de pontos fortes e fracos de cada colaborador, bem como os hard e soft skills para desenvolver e qualificar as equipes.

Além de ajudar os funcionários a identificarem os pontos que precisam ser melhorados, também contribui para a promoção da saúde mental, uma vez que os colaboradores se sentem valorizados e ouvidos pela gestão.

Invista nos melhores benefícios corporativos

Como dito anteriormente, o plano de carreira é uma excelente forma de melhorar a saúde mental nas empresas, no entanto, o aumento de salário não é a única maneira de motivar e reter um colaborador.

O RH deve avaliar também, a inclusão de benefícios corporativos, como por exemplo, os que envolvam lazer e cuidados com a saúde, oportunizando que o colaborador tenha uma assistência médica privada, com a disponibilidade de exames, consultas médicas e, até mesmo, internações. 

Além disso, ainda existe a possibilidade dos colaboradores adicionarem familiares ao plano, e assim garantir o cuidado e o bem-estar de toda a família.

Neste caso, conte com as soluções em benefícios corporativos da BP Benefícios.

Trabalhamos com as melhores operadoras de saúde do mercado para auxiliar o RH na promoção da saúde mental nas empresas, contribuindo não só para a melhoria de vida dos funcionários, como também para os resultados de toda a organização.

Solicite uma cotação com nossa equipe: (41) 9995-3489 | (41) 3073 1774.

Se preferir, envie um e-mail para: comercial@bpbeneficios.com.br 

Mais posts