Como você trata a experiência do seu colaborador? Do onboarding ao offboarding

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Os setores de Recursos Humanos das empresas têm, cada vez mais, implementado medidas para que seus colaboradores estejam mais satisfeitos com suas tarefas diárias.

No entanto, é preciso estender essas ações para toda a jornada do colaborador na empresa, a partir do momento em que ele irá integrar o time (onboarding) e ao se desligar do local de trabalho (offboarding). Portanto, vamos trazer, neste artigo, alguns tópicos fundamentais para que o seu colaborador tenha uma experiência completa na sua organização.

Processos de onboarding

Uma das principais responsabilidades do time de RH é a contratação de um novo colaborador, afinal, uma admissão acertada é essencial para o sucesso das atividades e do negócio.

Portanto, é no onboarding que o setor de Recursos Humanos irá realizar toda a integração deste novo colaborador à equipe, cultura da empresa, atividades desempenhadas, objetivando sua adaptação e retenção.

O processo de onboarding envolve várias etapas, como: orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento e, por todos estes itens, exige planejamento. Para isso, o setor de RH deve:

1. Esclarecer todas as informações sobre a empresa, cultura organizacional, atividades desempenhadas, benefícios, jornada, a fim de não deixar nenhuma dúvida.

2. Preparar a chegada do novo colaborador na empresa. Aqui, além de enviar um e-mail dias antes do colaborador chegar, demonstrando que está sendo esperado, é importante que os atuais funcionários também façam parte deste momento de acolhida ao novo integrante.

3. Apresentar a empresa, os setores, e tirar possíveis dúvidas no primeiro dia de trabalho. Essas ações ajudam a dar mais segurança neste início.4. Fornecer treinamento e capacitação inerentes à área em que o novo colaborador irá atuar é fundamental para que desempenhe suas atividades, eliminando dificuldades e estimulando o seu aprendizado.

Processos de offboarding

Em linhas gerais, o offboarding é tudo que envolve o processo de desligamento de um colaborador, seja por decisão da empresa ou por opção do próprio profissional. O objetivo é tornar este processo mais seguro e evitar desgaste de ambas as partes. Algumas ações para esta fase:

1.    Preparar a documentação a fim de garantir que as questões legais e trabalhistas estão sendo cumpridas, tais como:

– recolhimento de carta de demissão (no caso de pedido de desligamento) e outros documentos pertinentes;

– comunicação de aviso-prévio;

– informe de folha de pagamento e registro do desligamento;

– comunicação da saída do funcionário para os demais colaboradores do time.

2. Avaliar a experiência do colaborador durante o período em que esteve na empresa. Neste momento é importante demonstrar empatia, estando o setor de RH aberto a críticas, sugestões e elogios.

3. Preparar a despedida, dando todo o suporte necessário ao funcionário. O objetivo aqui é criar a melhor experiência dentro do possível. Para isso, o RH deve:

– informar a equipe de T.I. sobre o desligamento do colaborador para bloqueio de acessos ao e-mail e demais ferramentas e sistemas da empresa;

– solicitar a devolução de cartões, chaves de acesso e demais utensílios/objetos de uso exclusivo da empresa;

– verificar junto ao gestor da área sobre possíveis entregas de tarefas pendentes e demais informações úteis para o seu sucessor;

– promover um encontro de despedida.

Como você viu, planejar ações de onboarding ou offboarding pode impactar positivamente o colaborador. Esperamos que nosso artigo ajude você a criar experiências memoráveis!

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